21 maio 2011

O que se estuda no curso de Petróleo e Gás.

Como já mencionei em post anteriores, eu tenho pouco tempo que entrei no curso de Petróleo e Gás e como muitas pessoas me perguntam o que estudo nessa área resolvir criar um post para esclarecer essas dúvidas. Como estou no início vou falar apenas das disciplinas que estudei.
No primeiro semestre do curso tive disciplinas como: Geologia, Sistema de Sonda, Colunas de Perfuração, Seminários I, Revestimento e Cimentação, Fluídos, Segurança do Trabalho I, Matemática Aplicada e Bombas de Lama.
Estudando Geologia aprendemos como ocorre o surgimento do petróleo, qual a rocha mais porosa e permeável para gerar e armazenar esse óleo, sísmica, a geologia do petróleo entre outros assuntos. O Sistema de Sonda foi a matéria mas legal e interessante que estudei, não desmerecendo as outras, mas essa disciplina é show. Nela aprendemos sobre todos os equipamentos existente na sonda, a forma de funcionamento, a circulação do fluído dentro da coluna, quais os tipos de bombas existentes nas plataformas (bombas centrífugas e alternativas) e em fim tudo que temos a curiosidade de saber sobre o funcionamento da rotinas de trabalho .Nesse semestre está sendo muito puxado, são disciplinas mais específicas da área e cheia de detalhes fundamentais e precisos. Porém tudo que fomos fazer na nossa vida muitas das vezes é feito com sacrifícios. Para quem não gosta de cálculos e quer mesmo estudar esse curso, só um conselho, acho melhor rever seus conceitos, os cálculos são inevitáveis. Sinceramente não precisam se assustar, se preocupar ou até mesmo pensar em desistir do curso por conta disso, depois que se entende e aprende tudo fica fácil.
Em relação ao meu primeiro semestre o segundo está bem puxado, o nível de assuntos são bem maiores. Tive disciplinas como: Técnicas de Perfuração, Operações de Perfuração, Comunicação Profissional, Metrologia, Segurança do Trabalho II, Logística, Geopolítica e Seminários Avançados II. Algumas disciplinas já terminaram, estamos finalizando o semestre, mas em cada Semestre temos um Projeto Integrador para apresentar e aí o bicho pega, temos que saber tudo mesmo, por que são feitas perguntas para as equipes que estão apresentando sobre todos os temas do seminário. Mas é isso aí, infelizmente temos que nos esforçar bastante para ser alguém na vida ou ter algo.

Para quem tem interesse, as inscrições para o Curso Técnico na área de Petróleo e Gás já estão abertas basta acessar o site do SENAI e se cadastrar. Boa Sorte!


2 comentários:

Unknown disse...

Gostei da explicação thaty ong!!

Unknown disse...

Gostei da explicação thaty ong!!