20 setembro 2010

Mulher na área de Petróleo e Gás

Eu estava lendo um post do Blog Tecnopeg na semana passada, sobre essa questão da mulher que trabalha na árera de Petróleo e Gás e sinceramente fiquei muito otimista em relação a área.

Como mulheres podemos desempenhar outras funções que não precisam exercer tanta força,há mercado sim para as mulheres, há trabalhos em plataformas sim, tudo depende do caminho que queremos pecorrer. Ainda não sei o que vou fazer quando terminar o curso, mas quero trabalhar com Fluídos de Perfuração ou com Inspeção de Equipamentos ainda não sei.

Gente digo e repito essa área é fascinante, eu mesma estou a cada dia mais encantada pelo curso. Antes eu tinha muita dúvida em relação ao mercado de trabalho, por ser mulher e por que a área exige muita força e infelizmente nesse ponto não podemos competir com os homens. Mas podemos trabalhar em outras atividades, o que irá nos colocar no topo é o nosso conhecimento.

Lá no curso como só existem quatro mulheres na sala, estamos sempre incentivando umas as outras para não desistimos do curso, o melhor é que os nossos colegas também nos incentivam e isso é muito gratificante. Eles nos ajudam sempre, não tem discriminação, até vibram quando estamos exercendo uma atividade de força (simulação nas aulas práticas). Sem dúvidas Petróleo e Gás é a profissão do futuro!!!

22 comentários:

Maira disse...

Olá! Tenho interesse em fazer curso de petróleo e gás, vc faz engenharia ou o técnico? Realmente o mercado abre vagas para mulheres? Se puder esclarecer essa dúvida...

Obrigada!
Maíra

Tati da Hora disse...

Oi Maira,

Faço o curso Técnico no Senai. Olha só, muitas empresas já estão abrindo vagas sim para as mulheres. Como o curso técnico nesta áraea está bem valorizado, a tendência é que muitas portas para nós possam se abrir.Se estiver afim de fazer um curso na área , siga em frente por que é muitooo bom.

Unknown disse...

Ola Tati da hora, eu me chamo Livia Machado, estou fazendo o curso tecnico em Petroléo e Gás a dois semestres e, estou adorando. Apesar de ser um trabalho um pouco pesado para mulher, cheguei para fazer a diferença, mostrar que não sou tão fragil como esses homens pensam, sem falr no conhecimento absorvido a cada aula.

Tatiane Andrade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tatiane Andrade disse...

Ola Tati , meu nome é Tatiane e desejo fazer petroleo e gas , mas tenhos algumas duvidas , muitas pessoas me disseram que mulheres trabalhas em outro setor sem ser em plataforma , ja outras dizem que tanto mulher como homem trabalham ...
Realmente estou com duvidas
Vc sabe me responder a essa minha duvida !?

Boa Noite de Tati para Tati , :)

Tatiane Andrade disse...

Ola Tati , meu nome é Tatiane e deseo fazer petroleo e gas , mas tenhos algumas duvidas , muitas pessoas me disseram que mulheres trabalhas em outro setor sem ser em plataforma , ja outras dizem que tanto mulher como homem trabalham ...
Realmente estou com duvidas
Vc sabe me responder a essa minha duvida !?

Boa Noite de Tati para Tati , :)

Tati da Hora disse...

Olha só Tatizinha, hoje as portas estão se abrindo para nós mulheres nessa área de Petróleo e Gás,e algumas empresas já estão contatando mão-de-obra feminina para trabalhar em Plataformas sim. Um exemplo disso é a Perbras -BA, que já possui duas plataformistas trabalhando nessa área.O que irá te inserir nessas área é a sua resistência física e muitoo conhecimento da área, isso é essencial, na área de Petróleo e Gás não devemos ser bom e sim o melhor, por que exige muito conhecimento.

internauta disse...

Olá! Gostaria de saber se nesse curso cai muito química e física... bjs e boa sorte!

Tati da Hora disse...

Oi Internauta,
NO curso sempre terá química por que trabalhamos com fluídos e estes exigem de nós um conhecimento para adensá-los e adicioná-los no poço. Mas cada um desempenha uma determinada função nas PLataforma de Petróleo e tem um químico que já trabalha nessa área.

nah disse...

Olá!Estou em dúvida ente jornalismo e engenharia de petróleo e gás.Se você puder me tirar um pouco dessa dúvida,ficarei muito grata.Não sou muito boa em matemática,mas é uma área que admiro muito e acredito que se eu me dedicar,me darei bem.Quais são essas tais
forças,essas tais resistências físicas? Poderia me explicar?

Obrigada!

Tati da Hora disse...

Nan, são duas área completamente diferentes. A área de Engenharia do Petróleo é fascinante!!Conheço duas pessoas que estão nesse curso e gostam muito. Os cálculos são inevitáveis, lidar com engenharia sempre requer cálculos, não tem como você evitar.Já o Jornalismo é uma área maravilhosa, mas requer muita dedicação, amor a profissão mesmo, você tem o contato do público dependo da área que for seguir, não tem cálculos (risos), a não ser se for seguir a área de Jornalismo Econômico.
Mas acho que é bom você ler mais sobre essas duas áreas, pensar no que você gosta de fazer por que toda profissão tem seu lado bom e ruim. Hoje em dia tudo que esteja ligado a àrea de Petróleo, está crescendo muito aumentando as chances por uma vaga no mercado de trabalho.

Louise disse...

oi sou Louise e gostaria de saber mais sobre o curso de petroleo e gas do senai. voce acha que as empresas contratam com um simples curso tecnico ou elas so querem graduaçao?
aguardo respostas. obrigada

Louise disse...

oi gostaria de saber se as empresas abrem vaga para curso tecnico nessa area, pois estou fazendo no senai mais so dura 4 meses, tenho medo de nao conseguir vaga. voce poderia me exclarecer se com esse curso vou conseguir?
obrigada!!!

Tati da Hora disse...

Louise: Hoje em dia as empresas procuram profissionais realmente qualificados, tudo vai depender da área que você deseja atuar.E tenha certeza que a maioria delas exige inglês fluente, se você não tem o curso de inglês é bom começar. O curso do Senai é muito bom, os professores são altamente qualificados e possuem um nível de conhecimento sem igual. Acredito que você esteja fazendo um curso do Prominp, é um curso profissionalizante, se for, e de curta duração, acho meio difícil você conseguir um emprego apenas com pouco tempo de curso. Se deseja realmente entrar nessa área você precisa fazer o Curso Técnico mesmo, com duração de 1 ano e 8 meses, esse sim poderá abrir as portas pra você para o mercado de trabalho desde que você procure se qualificar mais, não ficar apenas com o curso técnico. Boa sorte!

aline seabra disse...

oi tati..me chamo aline,moro em natal-RN,vou comecar agora em fev o curso de petroleo e gás,o curso eh de um ano e meio,eh reconhecido pelo mec e tal...vc acha que se eu nao tiver curso de ingles eu consigo trabalho nessa aréa?qual os melhores empresas daqui do nordeste vc acha que eu deveria buscar pra poder estagiar?pq nos meus ultimos 3 meses sera de estagio no meu curso.estou super empolgada p começar logo.ah e pretendo fazer faculdade de quimica do petróleo.oq achas?se bem q estou em duvida se faço quyimica ou quimica do petroleo.rsrs.pode me add no msn?gata_surf22@hotmail.com um abraço

Tati da Hora disse...

BAOBAR...Olá Aline!! Fico muito feliz por vocẽ escolher esse curso de Petróleo e Gás. Hoje o inglês é fundamental nessa área mesmo por que todos os equipamentos que vamos utilizar nas plataforma e sondas de petróleo é de origem americana. Também não podemos generalizar que sem o inglês você não irá conseguir emprego, não é isso, irá conseguir sim, claro, mais o inglês te abrirá as portas para os melhores cargos e será um diferencial entre os candidatos que estiverem concorrendo a mesma vaga que você. Eu não tenho grandes referências de empresas aqui no Nordeste para te dizer exatamente se é boa ou ruim, isso é muito relativo, mais aqui se fala muito na Perbrás, Queiroz Galvão( que inclusive tem uma filial aí em Natal e em outros estados e regiões) e Petrobahia.
Qualquer área Aline que você for seguir seguindo a linha de Petróleo e Gás será bastante gratificante, por que é um área que está sempre em contante crescimento e que terá grandes oportunidades de trabalho futuramente. Desejo sucesso para você, e que goste muitoo da área, espero contar sempre com seu apoio e experiências na área até mesmo para passarmos algo de bom e legal para outros internautas.Valeu!!!

Lika Santos disse...

Thaty tenho um imenso prazer em dizer q vc foi a a pessoa q me decidiu a fazer esse curso começo em julho e com grandes expectativas estava meio ansiosa por n ter o q fazer pois vim morar em Fortaleza e larguei o meu curso de quimica na cidade onde morava, já tenho uma noção básica em inglês + vou fazer durante o curso tmbm e espero voltar a postar aqui já c trabalho na área rsrsrsrs obrigada mulheres c vc nos inspiram a n para +

Tati da Hora disse...

Lika Santos. Que maravilha!!Muito obrigada pela confiança, pois tenho certeza que você não irá se arrepender. Em Fortaleza o mercado nessa área é muito bom, e acredito que você irá conseguir um trabalho bem mais cedo do que você imagina. Ficarei muito grata se você puder postar aqui quando começar o curso,contando suas experiências, assim iremos juntas incentivar mais mulheres a buscar uma boa profissão no mercado de trabalho. Boa sorte para você e sucesso!

Unknown disse...

Tathy, onde (06/01/2013) fiz uma seleção para fazer esse curso no Senai e minha preocupação era realmente essa. Ficava pensando: será que não é um profissão pra homens. O seu depoimento só fez me motivar ainda mais. Já tem um tempo que posto essa matéria no seu blog, e como está vc agora?
Abçs,
Gabriela

Unknown disse...

Esse post foi em 2010 e os comentários em 2011. E agora eu aqui comentando falo que estou pensando em fazer Engenharia de Petróleo, NA UFRJ. O mercado para essa área só tende a crescer. Gostaria Thaty, de saber mais como foi sua experiência, contar sobre tudo, como funcionou quando vc fez.
Isso com detalhes, se vc se dispor, claro.
Vou deixar meu e-mail
Me chamo gabriela, mas pode me chamar de Gabi. Tenho de 16 anos e curso o 2° ano do EM.
Belamartinsvalaitis@outlook.com

Unknown disse...

ola sou micaele moro no rio de janeiro , na bacia de campos dos goytacazes um lugar que a cada ano que passa só tem e crescer na area de petroleo eu tenho umas duvidas to querendo fazer um curso de petroleo e gas mas p eu fazer eu tenho que começar pelo ((tecnico em petroleo e gas)) ou ja posso passar p fazer (engenharia de petroleo e gas) que me falaram que eu tenho que fazer o tecnico p depois fazer a faculdade...
meu email; micaele_ribeiro@hotmail.com me responde pfv obg bjs

Thayane disse...

Boa tarde!
Eu cursei o ensino médio Técnico em petróleo e gás pelo instituto federal fluminense. Eu terminei agora a pouco tempo e tenho muitas duvidas em relação a essa aréa ainda... Gostaria de trabahar na aréa mas me sint um pouco perdida em qual aréa posso atuar. sera que podemos trocar email,queria muito saber sobre o que você acha do mercado de trabalho e tal.
Thayane.M