05 agosto 2010

Tecnólogo em Petróleo e Gás

Trabalha na exploração, na produção e na comercialização de petróleo, minérios e gás natural. Atua em petroleiros, refinarias, plataformas, mineradoras e no setor de serviços. Pode fazer consultoria jurídica e ambiental ou elaborar e realizar pesquisas de preços de matérias-primas no mercado internacional. Para isso, é fundamental que conheça a legislação internacional que regula as atividades ligadas ao petróleo e a seus derivados e ter fluência em inglês.

Mercado de Trabalho

O tecnólogo encontra um mercado em alta em função da boa performance do país na exploração e produção de petróleo e gás. Além das bacias de Campos, no litoral fluminense, e de Santos, na costa paulista, há oportunidade de trabalho nos estados do Rio Grande do Norte, da Bahia e do Espírito Santo.

O profissional é contratado para trabalhar na exploração e na produção de petróleo e gás, em setores relacionados à gestão do negócio e também na manutenção e no gerenciamento de equipamentos. Empresas prestadoras de serviços ou que fabricam equipamentos para o setor, como a Halliburton e a Schlumberger, também empregam o tecnólogo para as áreas operacionais e de manutenção.

$ Salário médio inicial: R$ 1.500

Este profissional pode:

- Planejar poços;
- Definir tipo de plataformas para operar no mar;
- Selecionar equipamentos e procedimentos;
- Interpretar testes de produção;
- Gerenciar reservatórios;
- Analisar a viabilidade econômica de projetos e
- Identificar estruturas geológicas com potencialidades petrolíferas.

O Curso

Você estuda matemática, física, química, geologia, prospecção, fontes alternativas de energia e técnicas de exploração e refino do petróleo. Constam ainda do currículo armazenamento e transporte, gestão ambiental e logística. Além dessas disciplinas, diretamente ligadas às atividades de exploração, produção e distribuição do petróleo e gás natural, o curso dá uma base também para quem deseja atuar na administração e no planejamento do negócio, com noções sobre empreendedorismo, direito do petróleo, gerência e avaliação de projetos, economia e contabilidade.

Duração média: dois anos e meio.

Fonte: Antenados na Geral

Um comentário:

Blog da Taty da Hora disse...

O meu comentário não tem nada a ver com o q foi postado acima.
Mas para dizer q tenho o mesmo nome desta q vos posta...
Somos guerreiras somos as Tatianes da Hora...