05 agosto 2010

Curso Técnico Petróleo e Gás

Depois de algum tempo afastada sem blogar, retomo hoje a direção do meu blogger com algumas novidades. Neste ano passei no curso técnico do SENAI na área de Pétróleo e Gás e ainda continuou meio que perdida nesse curso, minha intenção é buscar um mercado inovador e bastante promissor com relação a àrea. Não penso em desistir da minha profissão de Jornalista, estou buscando uma outra maneira de ser mas sucedida na profissão que eu escolhi. Minha opção de fazer esse curso técnico é ter melhores condições para investir na minha área.Hoje para vivermos só da profissão jornalista é muito difícil, o mercado de trabalho está cada vez mas escasso e decepcionante.

Resolvir escrever sobre a àrea de Petróleo e Gás para todos aqueles que assim como eu estão perdido sem saber muito bem o que o curso, tempo de duração, salário inicial, pólos de trabalho, etc. Vou tentar esclarecer dúvidas escrevendo tudo o que achar sobre a área. De início achei essa matéria bem interessante sobre a área que pode esclarecer algumas dúvidas. Espero que possa ajudar.

O setor de Petróleo e Gás Natural vem experimentando uma demanda crescente por recursos humanos qualificados. O curso visa capacitar profissionais para atuar em empresas do setor, através de uma abordagem ampla e diversificada. Para profissionais que já atuam no setor, trata-se de uma oportunidade de enriquecimento profissional numa Instituição de Ensino reconhecida nacionalmente como um Centro de Excelência.

O que faz o profissional

O profissional desta área está apto a implantar tecnologias nas diversas unidades da indústria do petróleo. Opera e otimiza a produção e o processamento, tanto do petróleo quanto do gás natural, de acordo com as mais modernas tecnologias do setor. Suas áreas compreendem prospecção, perfuração, completação, estudo de reservatórios, transporte e armazenamento de óleo cru, gás e derivados, refino de petróleo e gás, comercialização do petróleo e seus derivados.

O mercado que lhe espera

As oportunidades de emprego neste segmento do mercado de trabalho são muito promissoras. A mídia vem divulgando, freqüentemente, altos investimentos neste setor, através de programas que permitirão aumento nas áreas de exploração e produção e na capacidade de refino. Como conseqüência, existirá uma grande oferta de empregos diretos e indiretos.

Para atuar na área de petróleo (gás faz parte desta indústria), o profissional deve ser curioso e investigativo e, fundamentalmente, atualizado, sempre questionando o seu conhecimento contra as situações apresentadas, e não pode ter medo de números: quase tudo acaba sendo mensurado de alguma forma.

Não podemos esquecer que o profissional tido como bom, em qualquer atividade, é aquele que apresenta resultados rápidos e com qualidade. Para chegar a esse ponto, o profissional precisa estar envolvido com o trabalho, mostrando capacitação, competência e compromisso.

Mais da metade de todo o petróleo, e 70% de todo o gás do planeta, ainda estão para serem descobertos. A indústria do petróleo engloba todo o tipo de profissional e de atividades: técnicas, financeiras, tributárias, jurídicas, médicas etc. Dentre elas, sempre haverá colocação para os profissionais destacados pelo mercado. Ainda por muitos anos continuará sendo necessário explorar, produzir, refinar e transportar petróleo e derivados.

Essas atividades garantirão, por si só, empregabilidade aos que estiverem preparados. Nesse sentido, o profissional pode esperar um mercado amplo e com capacidade de absorver os atualizados e bem formados.

O trabalho com petróleo compara-se ao do artista de teatro: muito empenho ao estudar (o texto), muito gosto ao atuar (no palco), e muito prazer ao apreciar o produto (a peça)... Uma mistura equilibrada e compatível, com bons ingredientes, sempre trará bons resultados.

Fonte: Antenados na Geral

5 comentários:

F-O-S disse...

Faço petróleo e gás no senai de Benfica-RJ (antigo IEL[Instituto Euvaldo Lodi]) e lhe aviso uma coisa, amiga, SAI DESSE CURSO, não presta, não vale a pena, não vai te dar um emprego .
Ainda disperdiço meu tempo concluindo-o, entrei no meado de 2009 e vou sair agora em outubro de 2011, faça um curso de instrumentação, mecanica, solda, automação, coisas UTEIS, curso totalmente sem prática, só teoria, não vale apena, praticamente 7 mil reais jogados fora .
Caso queira tirar alguma dúvida, deixo meu e-mail para contato : experimenta_sk8@hotmail.com

bruno max disse...

obrigado!!! foi de grande proveito essa leitura que fiz agora....tirei muitas duvidas ,,, vlw

Tati da Hora disse...

F-O-S...Na instituição de ensino que eu estudo tivemos muitas aulas práticas e visitas em Sondas também. Eu não sei em relação a instituição que você estuda, mais aqui é muito bom o curso mesmo.

Tati da Hora disse...

Bruno max...que bom que você esclareceu suas dúvidas, qualquer coisa pode entrar em contato. Obrigada pela visita em meu Blog.

Unknown disse...

muito obrigada pelos esclarecimentos, foram de grande utilidade pra mim. pois, estou querendo fazer o curso mais estou cheia de dúvidas e temores de não achar trabalho na área.
valeu!!!!!1