23 abril 2009

ProUni dá bolsas a alunos que têm carro de luxo, segundo TCU

Irregularidades foram apontadas em auditoria realizada pelo tribunal. Existem indícios de ilegalidades praticadas por quase 31 mil estudantes.

Destinado apenas para estudantes de baixa renda, o Programa Universidade para Todos beneficia estudantes concedendo bolsas de estudos. De acordo com dados do Tribunal de Contas da União (TCU), o ProUni beneficia mais de 380 mil alunos no país. O que eu não sabia era que "estudantes de baixa renda" no Brasil tem até carros de luxo e ainda são comtenplados pelo programa. Dá para acreditar?
Como é difícil para a paopulação de baixa renda conseguir as coisas sem ter que passar por dificuldades e concorrência até com quem tem condições de pagar seus próprios estudos. É por isso que a cada ano a concorrência dos programas do governo é tão grande, que mesmo se dedicando o ano inteiro, alguns estudantes não conseguem uma bolsa de estudo. Mesmo por que, aqueles que não necessitam acabam por ocupar o lugar daqueles que precisam.
Na primeira auditoria feita no programa (ProUni), o tribunal descobriu irregularidades que apontam, por exemplo, que 39 estudantes da Bahia, São Paulo e Distrito Federal têm bolsa e também carro de luxo, que valem mais de R$ 90 mil. No total, existem indícios de ilegalidades praticadas por quase 31 mil estudantes.
Segundo TCU, há 1.700 bolsistas donos de carros novos e 3.561 já têm curso superior, o que é proibido pelas regras do ProUni. Além disso, 23.100 têm renda familiar acima do que é permitido pelo programa.
Que mundo é esse?A cada dia que passa torna-se mais difícil de se conviver. É tanta criminalidade e falta de respeito com o próximo que chega a ser intolerável. Como se não bastasse tanta miséria e fome que passa a população baiana, ainda tem que passar por mais essa vergonha de estar na lista de ilegalidades do TCU. E ainda dizem que as crianças de hoje são o futuro do amanhã, desse jeito?

Nenhum comentário: