24 maio 2011

Projeto Integrador

A cada finalização do semestre no Curso de Petróleo e Gás no Senai, tem um projeto Integrador. Afff...ninguém merece!!! Elaborar o projeto Integrador é legal, apresentar também, o que eu não gosto é que temos que estudar todos os assuntos que demos durante o semestre, ou seja, o viável é que se aprenda mesmo cada assunto.
A parte ruim do projeto integrador são as perguntas. Os professores fazem sorteio de perguntas sobre qualquer assunto e nós temos como obrigação respondê-las, primeiro para não fazer feio lá na frente e segundo a nível de conhecimento mesmo, é a oportunidade que temos de mostrar se somos alunos bons/médios ou ruins.
Nossa imagem é alcaçada por todos e se temos que fazer bonito esse é o momento.
Pois é, o meu projeto está marcado para o dia 16/06. Me desejem boa sorte!!!

21 maio 2011

O que se estuda no curso de Petróleo e Gás.

Como já mencionei em post anteriores, eu tenho pouco tempo que entrei no curso de Petróleo e Gás e como muitas pessoas me perguntam o que estudo nessa área resolvir criar um post para esclarecer essas dúvidas. Como estou no início vou falar apenas das disciplinas que estudei.
No primeiro semestre do curso tive disciplinas como: Geologia, Sistema de Sonda, Colunas de Perfuração, Seminários I, Revestimento e Cimentação, Fluídos, Segurança do Trabalho I, Matemática Aplicada e Bombas de Lama.
Estudando Geologia aprendemos como ocorre o surgimento do petróleo, qual a rocha mais porosa e permeável para gerar e armazenar esse óleo, sísmica, a geologia do petróleo entre outros assuntos. O Sistema de Sonda foi a matéria mas legal e interessante que estudei, não desmerecendo as outras, mas essa disciplina é show. Nela aprendemos sobre todos os equipamentos existente na sonda, a forma de funcionamento, a circulação do fluído dentro da coluna, quais os tipos de bombas existentes nas plataformas (bombas centrífugas e alternativas) e em fim tudo que temos a curiosidade de saber sobre o funcionamento da rotinas de trabalho .Nesse semestre está sendo muito puxado, são disciplinas mais específicas da área e cheia de detalhes fundamentais e precisos. Porém tudo que fomos fazer na nossa vida muitas das vezes é feito com sacrifícios. Para quem não gosta de cálculos e quer mesmo estudar esse curso, só um conselho, acho melhor rever seus conceitos, os cálculos são inevitáveis. Sinceramente não precisam se assustar, se preocupar ou até mesmo pensar em desistir do curso por conta disso, depois que se entende e aprende tudo fica fácil.
Em relação ao meu primeiro semestre o segundo está bem puxado, o nível de assuntos são bem maiores. Tive disciplinas como: Técnicas de Perfuração, Operações de Perfuração, Comunicação Profissional, Metrologia, Segurança do Trabalho II, Logística, Geopolítica e Seminários Avançados II. Algumas disciplinas já terminaram, estamos finalizando o semestre, mas em cada Semestre temos um Projeto Integrador para apresentar e aí o bicho pega, temos que saber tudo mesmo, por que são feitas perguntas para as equipes que estão apresentando sobre todos os temas do seminário. Mas é isso aí, infelizmente temos que nos esforçar bastante para ser alguém na vida ou ter algo.

Para quem tem interesse, as inscrições para o Curso Técnico na área de Petróleo e Gás já estão abertas basta acessar o site do SENAI e se cadastrar. Boa Sorte!


14 maio 2011

Preconceito Machista

Há duas semanas atrás quando fui visitar uma Sonda de Perfuração, conversei com alguns operadores que estavam trabalhando naquele turno. Em uma dessas conversas conhecir o Sondador e ficamos falando sobre a operação e o mercado de trabalho na área. Perguntei a ele o que achava da presença feminina como operadoras de sonda, ele me respondeu que na equipe dele ele não colocava mulher, por ele já está acostumando a um ambiente de trabalho masculino e que se ele colocasse mulher o nível de descontração da equipe acabaria. Mesmo assim, ele disse que não era contra. Sinceramente a resposta dele não mudou em nada a minha opinião, simplesmente eu disse a ele que a visão dele era machista e que felizmente as mulheres estão a cada dia procurando espaços em áreas que eram destinadas apenas para homens. Lhe informei também, que infelizmente gostando ou não um dia ele terá que aceitar.
O curso de Petróleo e Gás é bastante promissor como todo mundo já sabe, o mercado de trabalho está aberto para quem tiver competência para assumir. é assim que nós mulheres temos que pensar, não vamos nos deixar frustrar por qualquer pensamento machista por que homem sempre diz que não vamos conseguir e para alegria deles sempre conseguimos...kkkkk.
Quando forem visitar uma Sonda pela primeira vez não se frustrem não, por vê só homens trabalhando na plataforma, viemos ao mundo para fazer a diferença, por isso que somos diferente deles.
Hoje algumas empresas já estão dando oportunidades a nós mulhres nessa área, não irá demorar para a maioria das empresas também seguir esse mesmo perfil. Vamos estudar meninas, nos dedicar cada vez mais, por que a oportunidade chegará para todas nós, mas só quem estiver preparada de verdade que poderá agarrá-la. Muita sorte!

12 maio 2011

Curso de Instrumentação

Gente, acabei me afastando um pouco do blog. Inventei de fazer um curso gratuito no Senai de Auxiliar em Intrumentação Industrial. É um curso profissionalizante destinado a pessoas que estão desempregados e distante do mercado de trabalho.
As vezes muitas pessoas que estão desempregadas não se esforçam para mudar de vida, ter uma profissão. Elas precisam entender que para você conseguir qualquer coisa no mundo de hoje, primeiramente você deve ter um bom estudo e conhecimento na área que irá atuar. Gosto muito da iniciativa do Senai, não é por que estou estudando lá e estou puxando o saco não, eu acho que boas ações devem ser realmente comentadas e ditas para que se torne algo público e visível para a população. Na minha sala de instrumentação meus colegas são exemplares, percebemos que muitos não tem um conhecimento apurado, são pessoas que realmente estão ali em busca de melhorias, uma qualificação profissional. Vejo pais de família com idade acima dos 45 anos já com filhos adultos e que hoje voltaram para sala de aula por que perceberam que sem estudo hoje em dia eles não irão para lugar nenhum.
Um outro ponto que acho muito importante nesses curso é que o Senai ele além de disponibilizar esses cursos gratuitos, entregam o material e o fardamento ao aluno, uma camisa padrozizada, além de mater uma presença ativa do pessoal da coordenação, eles vão em sala saber o que o aluno está achando dos professores, o que precisa ser melhorado, o desempenho do aluno no curso e tal. Não é por que os cursos são gratuitos que eles apresentam uma qualidade ruim, pelo contrário os professores são de altíssima qualidade, muitos deles ministram aulas nos cursos técnicos da instituição.
Deixo a minha dica aqui, vale a pena estudar no Senai, você aprende muita coisa boa e seu conhecimento se torna algo amplo.