29 julho 2008

Cada um pode mudar o mundo!

Gente, a cada dia somos devorados pela criminalidade que toma conta do nosso país. Hoje o que se vê nos telejornais é uma onda de mortes dos inocentes por aqueles que se diziam ser preparados e treinados para manter a ordem do nosso país. Muitas são as vítimas dos guardiões da ordem social. Mas o que hoje ocorre com grande freqüência já existia a muito tempo. Logo quando entrei na faculdade tive que ler um livro Rota 66 do jornalista Caco Barcelos, que conta tudo como os policiais da Rota de São Paulo agem na cidade matando inocentes que são confundidos por marginais e ficam por isso mesmo. Hoje ficamos cada vez mais supressos com tamanha violência, só que isso que está acontecendo agora, já ocorre há muitos anos atrás e nada foi feito anteriormente, muitos inocentes morreram e morrem a cada dia e nada muda. A desculpa que ouvimos sempre é que eles erraram, e pronto, uns ainda conseguem ser expulsos da corporação e os outros? Será que será preciso que mais uma, duas, três crianças morram para se tomar uma providência? Sinceramente hoje, apesar de não ser tão seguro preciso passar a maior parte do meu tempo em casa do que na rua, tenho medo. A semana passada eu vi uma cena que fiquei horrorizada, tinha 3 policiais sendo 1 uma mulher, ao redor de um homem de rua, e o cara estava sentado na pista, dificultando o trânsito, tudo bem que o cara estava errado, mais não precisava que eles fossem tão grosseiros com ele, eles gritavam com esse cara para levantar, puxava ele, sei lá, ninguém sabia o que esse cara tinha, será q ele estava sentindo alguma dor?Muitas pessoas paradas na frente do Iguatemi(Salvador) olhando aquilo, muitos rindo, outros chamando o cara de louco e tal; eu acho que eles não precisavam fazer tamanha brutalidade com aquele homem não sabíamos o que ele tinha de verdade, talvez estivesse fraco de tanta fome, com dor, triste pela situação. Precisamos ser mais conscientes e ter humildade com as pessoas independentes do estado em que elas estejam; ninguém sabe o que levou aquele homem a está nas ruas, hoje temos um canto para morar mas o amanhã só Deus é quem sabe.
Os policiais têm o dever sim de preservar e manter a ordem nacional, e só agir com a força quando for necessário, porém o que observamos hoje é que essa teoria nem sempre é exercida na prática. As abordagens, no entanto são feitas com bombardeios de tiros, bombas de gás lacrimogêneo entre outras coisas mais. Precisamos ter uma visão mais crítica sobre tudo o que enchergamos ou não, muitas vezes ficamos ali parados como aquelas pessoas só olhando e julgando sem nem saber o que estava acontecendo. Confesso a vocês que com certeza eu naquele momento agir diferente, em vez de olhar ou rir, orei e pedi a Deus que ajudasse aquele pobre homem, e mesmo sem parar para ficar admirando como tantas outras pessoas continuei seguindo o meu caminho agradecendo a Deus por ele ter conseguindo se levantar e não ter acontecido o pior.
Nós sozinhos não podemos mudar o mundo, mas sozinhos podemos ter atitudes de humanidade, honestidade, carinho e atenção com o nosso próximo, basta só que cada um faça sua parte.
Jesus está voltado e não sabemos como ele vem.