30 junho 2006

Negra Bela!!!


"Olha que coisa mais linda,
Mais cheia de graça,
É ela menina, que vem e que passa,
Num doce balanço, a caminho do mar.
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema,
O seu balançado é mais que um poema,
É a coisa mais linda que já vi passar..."

29 junho 2006

Luta, fé e coragem

Natural da cidade de São Nicolau município de Tanquinho em Feira de Santana, a Sra Maria Genide vendedora ambulante há 20 anos, conseguiu realizar o seu sonho através dos seus dois únicos filhos.
Desde de menina como conta, acordava cedo e trabalhava na pequena roça dos seus pais com seus 13 irmãos. “ A vida nunca foi fácil para mim, meu pai sempre foi um homem digno e respeitado no lugarejo, mas quando criança já passei por momentos difíceis, como tinha muito irmãos, além de trabalhar na roça vendia ovo de galinha para comprar roupa, calçado e ajudar nas despezas em casa,” diz Maria Genide.
Com 16 anos, a mesma resolveu tentar a vida na cidade de Feira de Santana almejando ter uma condição melhor e digna. Seu primeiro emprego foi como empregada doméstica numa casa de família, passou por momentos humilhantes, mas recompensadores. Nesse período terminou o colegial e conseguiu se formar em Magistério, o curso oferecido naquela época, casou-se e teve dois filhos com o Sr. Domingos Sérgio, que convive há 25 anos.
Apesar da pouca experiência, coragem para trabalhar que não faltava. Para melhorar o orçamento de casa começou a vender roupas de casa em casa, viajar atrás de novidades para suas freguesas e com um tempo montou uma barraca de feira onde vendia suas roupas e garantia o sustento de seus filhos. “Eu acordava 4h da manhã, tinha um carro que pegava-me em casa por que a sacola era muito pesada e eu não agüentava carregar. Lá eu armava a banca e colocava minhas confecções em cima, comia na rua quando conseguia vender bem, se a feira não desce boa, não comia para não gastar o dinheiro e faltar para meus filhos,”conta Sra Maria.
Seus filhos sempre estudaram em colégio particular, para ela o futuro deles seria garantido nos estudos. Nunca se importou de gastar em relação ao ensino deles, comprava todo material escolar, fardas, tudo o que a escola exigia todo ano. Para eles nada faltava. “ Já passei fome pelos meus filhos, e hoje sou grata a Deus por todos os meus esforços. A cada ano era uma nova experiência que eu vivia, às vezes não sabia o que fazer para mantê-los na escola, a mensalidade aumentava eu já não vendia mais como antes, sempre tive muita fé em Deus e é ele que me sustenta até hoje e me ajuda na educação dos meus filhos,” argumenta Sra Genide.
Com o apoio do marido a luta para ver os dois filhos formados ainda é grande. Apesar da dura vida que passou, a vitória da sra Maria Genide não demorou a acontecer. Em 2003 ela recebeu a melhor recompensa de sua vida, o seu filho mais novo tinha passado em quatro universidades da Bahia no curso de medicina. “Lembro-me como se fosse hoje, a minha alegria foi tanta que não sabia se ria ou chorava, é uma emoção que nunca pensei em sentir na minha vida,” mostra com orgulho o quadro que fez para ele e os jornais com o nome dele impresso na UESC( Universidade Estadual de Santa Cruz), UFBA (Universidade Federal da Bahia), UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) e EBMSP (Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública).
Sua filha que é a mais velha está terminando a faculdade no curso de Jornalismo, passou primeiro do que o menino e é o orgulho dos pais. “Hoje se Deus me tirasse a vida morreria feliz, e muito feliz, tenho dois filhos maravilhosos, e como em um passo de mágica conseguiu realizar o meu sonho e sonho do pai deles, que foi crescer na vida, não precisando passar pelo o que eu passei”, diz sra Maria Genide com lágrimas nos olhos.

Tatiane da Hora